Vila Viçosa

Vila Viçosa é uma vila portuguesa do Alto Alentejo, apelidada de ‘Princesa do Alentejo’. Conhecida como uma das ‘Cidades do Mármore’, Vila Viçosa situa-se aos pés da Serra de Borba. Foi residência dos Braganças, que aqui ergueram o majestoso Paço Ducal, e, mais tarde, residência de férias para os Reis de Portugal, desempenhando um papel importante na história do país.
Neste “Vale Viçoso”, ocupado em tempos por romanos e mouros, impera há muitos séculos a monumentalidade de uma terra com um rico e invejável património histórico, cultural e natural. D. Afonso III outorgou-lhe o primeiro foral em 1270, e posteriormente a vila foi doada a D. Nuno Álvares Pereira. No reinado de D. Manuel I, a Corte Ducal ver-se-ia reabilitada e Vila Viçosa também regressou à Casa de Bragança, agora liderada por D. Jaime, seu 4.º Duque, nascendo aqui a quarta dinastia de Portugal.
Pátria de gente ilustre, Vila Viçosa cativa pela abundância e multiplicidade de elementos que das igrejas aos conventos, da cultura à arte, do artesanato à gastronomia deleitam quem por aqui passa. Aqui nasceram o rei D. João IV e a sua filha Catarina de Bragança (rainha da Grã-Bretanha), a poetisa Florbela Espanca, o pintor Henrique Pousão e a humanista Públia Hortênsia de Castro, entre muitas outras personalidades.
A tradicional paisagem alentejana manifesta, por estas bandas, outras cores e texturas. Aqui, o mármore é presença constante, marcando há séculos o quotidiano da população local e constituindo-se como o principal motor da economia.

Contactos

Praça da República
7160 - Vila Viçosa
268 889 310
geral@cm-vilavicosa.pt

Sítio web