Portel

Historicamente, o Concelho de Portel tem origem em meados do século XIII, quando, a partir de 1257, D. João Peres de Aboim, que viria também a ser conhecido por D. João de Portel, entra na posse de uma extensa área, destacada do Concelho de Évora. Este vasto território passou então a formar o termo do Concelho de Portel, vila a que é outorgado foral em 1262. Já bastante mais tarde, em meados do século XIX, foi anexada ao município uma nova área, a do então extinto Concelho de Oriola.
O seu imponente castelo revela-nos a história deste território dominado pela serra. Portel assume-se hoje, a capital do montado e a porta de entrada de Alqueva, o Grande Lago que transformou a paisagem desta região no coração do Alentejo.
Dotar o concelho de equipamentos de índole cultural por forma a possibilitar a criação de dinâmicas educativas e culturais no seio da população, foi uma das estratégias do Município de Portel, surgindo, ao longo da última década, equipamentos estruturantes, com destaque para o Auditório Municipal, a Bolota – Pavilhão Temático, o Centro de Interpretação da Natureza e do Montado e a Biblioteca Municipal.
A vila e o concelho oferecem um conjunto de espaços onde pode conhecer e aprender mais sobre a cultura, hábitos, costumes e o ecossistema deste território.

Contactos

Praça D. Nuno Alvares Pereira
7220-375 Portel
266 619 030
geral@mail.cm-portel.pt

Sítio web

Eventos em Portel
Agenda Cultural – 50 anos do 25 de Abril

Agenda Cultural – 50 anos do 25 de Abril