RESIDÊNCIA ARTÍSTICA EARTHWISE, CANDIDATURAS ATÉ 15 DE AGOSTO

8 de Julho, 2024

Decorre até 15 de agosto de 2024 (23h59, horário dinamarquês/CET) o prazo de candidaturas à residência artística’Earthwise, Curious Encounters 3’, que irá decorrer de 8 de outubro a 2 de dezembro de 2024 em Mols, na Dinamarca.

Earthwise é uma residência de arte e ciência aliada ao conceito de ‘mais-que-humano’, entendendo-se por aqui uma reflexão atual sobre o pensamento pós-antropocêntrico, em torno e favorecendo temas relacionados com ecologias e tecnologias da injustiça e desigualdades climáticas.

A residência pretende selecionar, em colaboração interdisciplinar, um artista e um investigador que abordem, no seu trabalho, os temas das relações multi-espécies e ‘mais-que-humano’.

O investigador/especialista deverá estar ativamente empenhado na pesquisa e ser detentor de um mestrado e, preferencialmente, de um doutoramento, podendo ter formação em Ciências Humanas, Ciências Sociais ou Estudos de Ciência e Tecnologia. Por parte do artista, emergente ou em meio de carreira, espera-se que investigue o ‘mais-que-humano ‘, através, principalmente,  das artes visuais ou performativas.

Ambos os participantes (com idade mínima de 18 anos) deverão poder viajar para a Dinamarca sem necessidade de visto de entrada no espaço Schengen e ter residência legal num dos 40 países participantes no Programa Europa Criativa, da União Europeia.

O género, orientação sexual ou etnia não têm impacto no processo de seleção.

As tarefas a realizar são as seguintes:

  • Realização de um mínimo de dois eventos de divulgação, workshops ou palestras de artistas/investigadores para a comunidade local.
  • Realização de um evento final ou demonstração do processo inerente ao desenvolvimento do projeto.
  • Documentação sobre o desenvolvimento do projeto e partilha dessa documentação com a Earthwise, durante ou no final da residência.
  • Divulgação dos resultados da respetiva colaboração pós-residência em termos de investigação académica e artísticas.

 

A residência oferece espaço de trabalho, alojamento, uma bolsa de 4.700 euros para cada uma das duas pessoas, financiamento para materiais e parte dos custos de viagem.

Ver artigo original

PARTIS & ART FOR CHANGE (CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 12/09)

A Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação “la Caixa” lançam a terceira edição da iniciativa “PARTIS & Art for Change” que distingue projetos de transformação social pela prática artística (artes visuais, performativas ou audiovisuais), através do apoio a...