A Direção-Geral das Artes (DGARTES) anuncia a abertura das candidaturas para o Prémio Jovens Intérpretes Iberorquestras Juvenis 2024, uma competição internacional que visa reconhecer e celebrar o talento emergente dos jovens músicos da comunidade ibero-americana. O prémio está aberto a intérpretes com idades entre os 12 e os 22 anos, que integrem agrupamentos musicais nacionais e se destaquem pelo seu contributo artístico e impacto social nas suas comunidades.
O Prémio contempla três categorias: intérprete de instrumento, vocalista e intérprete de instrumento tradicional. Os candidatos podem submeter a sua candidatura até ao dia 6 de outubro de 2024, através de um formulário disponível no site da DGArtes. A candidatura deve incluir um vídeo representativo do desempenho musical do candidato, uma carta de motivação e o respetivo currículo.
A DGARTES será responsável pela pré-seleção de três candidatos, um por cada categoria, que serão avaliados por um Júri Ibero-Americano com elementos de reconhecido mérito. Será atribuído um prémio por cada país membro participante do Programa Iberorquestras Juvenis que consiste num diploma de mérito e no valor de 1.000 (mil) euros para o vencedor.
Os resultados serão anunciados a 15 de novembro de 2024 e os vencedores de cada país verão o seu trabalho destacado nas plataformas oficiais do Programa Iberorquestras Juvenis.
O concurso insere-se no âmbito do Programa Iberorquestras Juvenis, que promove a música como uma ferramenta de inclusão social e cultural, incentivando a cooperação entre os países da Ibero-América através de iniciativas orquestrais e corais para jovens.
MAIS INFORMAÇÕES
Regulamento
Formulário de candidatura
Contacto para envio da candidatura: internacional@dgartes.pt
Fotografia: www.iberorquestasjuveniles.org