PRÉMIO COAL 2024 – BEING TRANSFORMATIVE

9 de Março, 2024

Numa altura em que o conhecimento por si só já não é suficiente para motivar a ação, o Prémio COAL 2024 apela à transformação a partir de dentro, dos sentidos, do cuidado, de si com os outros. É um apelo para vermos a cultura como o terreno fértil para a nossa relação com a natureza e, ao mesmo tempo, o nosso maior trunfo para promover mudanças radicais e sustentáveis.

O Prémio COAL apoia projetos artísticos em curso. O prémio não se destina a cobrir todos os custos de produção do projeto, mas deve ser considerado como uma ajuda ao seu desenvolvimento.

Todos os anos, 10 projetos são selecionados por um comitê de profissionais após as inscrições recebidas na convocatória internacional. O Prémio COAL e as suas menções especiais são atribuídos entre estes 10 projetos por um júri composto por representantes das organizações parceiras e profissionais das áreas da arte e da ecologia. Além disso, todas as candidaturas consideradas pela COAL e pela comissão de seleção passam a fazer parte de uma rede de artistas e projetos que podem ser solicitados ou promovidos para oportunidades e ações realizadas pela COAL e seus parceiros.

  • O vencedor do Prémio COAL receberá 12.000 euros e uma residência criativa no coração do Domaine de Belval, propriedade da Fundação François Sommer, gerida pelas equipas científicas e educativas do Musée de la Chasse et de la Nature e do Domínio de Belval.
  • O vencedor do Prémio Especial do Júri receberá 3.000 EUR.
  • O vencedor do prémio Ateliers Médicis beneficiará de uma residência em Clichy-sous-Bois/Montfermeil, em associação com a floresta regional de Bondy e 12.000 euros.
  • O artista vencedor da menção Centro Wallonie-Bruxelas/Paris receberá 2.000 euros e um convite para expor o seu trabalho na instituição parisiense.
  • Menções sobre Territórios Transformativos: cinco artistas serão convidados para os cinco locais parceiros do programa Territórios Transformativos Europeus, e 100 projetos revelados através da convocatória de projetos serão promovidos na sua plataforma e na sua rede.

Prazo: 5 de maio de 2024

Mais informações e candidatura

Ver artigo original