PORTUGUESE EMERGING ART 2024 – CANDIDATURAS ABERTAS

8 de Março, 2024

Está aberta, em regime de permanência, a Open Call “Portuguese Emerging Art” dirigida a artistas a título individual, em dupla e /ou coletivo.

O Portuguese Emerging Art (PEA) é uma publicação anual que visa a promoção do trabalho de artistas portugueses dentro e fora de Portugal e de artistas residentes em Portugal.

Os candidatos, de nacionalidade portuguesa ou de qualquer outra nacionalidade, desde que residam em Portugal há pelo menos três anos, deverão ter idade igual ou superior a 23 anos e ser detentores de, pelo menos, três anos de atividade regular no campo das artes plásticas com exposições coletivas e/ou individuais.

São elegíveis diversas formas de arte nas categorias de arte digital / new media art, arte pública, cerâmica artística, cruzamentos disciplinares, desenho, escultura, fotografia, instalação, arte performática, pintura, sound art e videoarte.

As candidaturas, gratuitas, podem ser submetidas a qualquer momento. As candidaturas apresentadas até 30 de Junho de 2024 farão parte do PEA’24, que será lançado no último trimestre de 2024. As candidaturas apresentadas posteriormente a esta data ficam automaticamente inscritas para o PEA’25.

Todas as candidaturas elegíveis são válidas para concorrer ao Prémio Geração Terra, numa parceria da EMERGE com a TARS – Associação para a Resiliência e a Sustentabilidade da Terra.

Mais informações disponíveis no regulamento, nomeadamente no que respeita a benefícios para os artistas selecionados, condições de elegibilidade, modo de candidatura, júri e processo de seleção, questões de ordem técnica e jurídica, direitos autorais, entre outros aspetos.

Informação sobre as oportunidades EMERGE em: Calls Permanentes – EMERGE – (emerge-ac.pt)

Imagem: Lançamento do livro “Portuguese Emerging Art 2023, MNAC, novembro 2023 © EMERGE

Ver artigo original

RESIDÊNCIA LITERÁRIA AIR LITTERATUR VÄSTRA GÖTALAND 2024

A Administração Cultural da região de Västra Götaland está a aceitar inscrições de indivíduos envolvidos em produção literária para o seu programa de residência de um mês. Há um total de 15 bolsas de residência disponíveis para 2024, em 11 localidades da Região Västra...

OPEN CALL PARA COMPOSITORES – KULLAAUGU FILM MUSIC RESIDENCY

A Kullaaugu Film Music Residency terá como objetivo a criação de uma peça musical finalizada para um curta-metragem, uma animação ou um spot publicitário, em cooperação com os representantes dos projetos audiovisuais escolhidos. Para que ambos os lados fiquem...

RESIDÊNCIAS DE ARTE E TECNOLOGIA – SUMMER SESSIONS 2024

As Summer Sessions são residências internacionais de arte e tecnologia de curta duração para artistas e designers emergentes. Uma rede de organizações culturais em todo o mundo patrocina e hospeda as residências. Em todos os verões, o programa oferece apoio a artistas...