Decorre até 20 de junho de 2024 o prazo de candidaturas à open call internacional do projeto PASS – Promoting Accessible Shows / Promoção de espetáculos que valorizem a acessibilidade.
O projeto, coordenado pela Fondazione Arturo Toscanini (Italy) e incluindo como parceiros a ACCAC Finlândia, o En Dynamei (Grécia) e o Studio Citadela (República Checa), é apoiado pelo Programa Europa Criativa, programa da União Europeia de apoio exclusivo aos setores culturais e criativos.
O concurso visa a valorização do talento artístico de compositores emergentes portadores de deficiência. Serão admitidos compositores com idade inferior a 35 anos, de qualquer nacionalidade e género, com vista à seleção de um compositor com menos de 35 anos com deficiência ou um coletivo de compositores com menos de 35 anos que inclua pessoas com deficiência. Pretende-se, através das artes, trabalhar a inclusão e a redução de barreiras físicas, cognitivas e sensoriais nos processos de produção e fruição de performances ao vivo.
Ao artista ou coletivo artístico selecionado será confiada a encomenda de uma ou duas peças originais para orquestra sinfónica – a organizar também para conjunto de câmara – instrumentação a definir – que tenham em conta a presença da Língua Gestual em forma coreográfica durante a apresentação musical. O tema de referência é a celebração da vida e a alegria de viver. O compositor ou equipa artística identificada através deste concurso poderá também ser solicitado a arranjar peças/excertos do repertório sinfónico ou tradicional/folclórico.
No âmbito do projeto, está prevista a realização de residências artísticas, em formato tradicional e/ou digital, bem como residências online para salvaguardar possíveis dificuldades de viagem dos compositores com deficiência. As obras deverão ser inéditas.
A remuneração prevista é de 1500 euros (bruto, abrangendo todos os honorários e despesas, incluindo viagens).
Para mais informações e candidaturas: PASS | International Open Call for Composers | La Toscanini