Open Call para Residências Artísticas – Tijolo – Candidaturas até 30 de abril

1 de Março, 2023

A Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação (OC) abre o concurso TIJOLO, para projectos de residência artística nas áreas da Escultura e/ou Arquitectura.
O projeto selecionado será desenvolvido ao longo de 4 semanas nos espaços da associação, em Montemor-o-Novo, onde a pessoa ou dupla selecionada pode usufruir e explorar as oficinas, materiais e tecnologias disponíveis.
O concurso está aberto a todos os artistas, arquitetos, estudantes e outros criadores, maiores de 18 anos, nacionais ou estrangeiros.

 

Contextualização

Fabricado e utilizado por todas as culturas do mundo, o tijolo é um objecto intemporal, de formatos e dimensões relativamente regulares, porém de uma diversidade de aplicação e resultados que se alinha com a diversidade cultural.
Os tijolos produzidos no Telheiro, em Montemor-o-Novo, são de tradição romana e bizantina, de influência medieval. Com uma constituição arenosa, são feitos de uma pasta de argila, terra e água – próxima da lama. Os tijolos apresentam aspecto maciço e evidenciam a manufactura artesanal, com marcas da mão na superfície e variações cromáticas resultado da cozedura a lenha.
A associação Oficinas do Convento quer promover o cruzamento disciplinar e fomentar a utilização do tijolo na criação escultórica e arquitectónica, explorando e valorizando o conhecimento, matérias e tecnologias existentes no Telheiro, através do concurso e residência anual TIJOLO.

Descrição

Convidamos as pessoas interessadas a apresentar propostas que utilizem o tijolo tanto na sua aplicação directa – objectual, construtiva – como na criação de novas formas, aplicações ou que explorem a sua dimensão expressiva, poética, social, histórica ou cultural.
As propostas artísticas podem ser especulativas ou exploratórias, ou servir para integrar um projecto expositivo a apresentar em Montemor-o-Novo ou noutro lugar.
As propostas para arquitectura poderão investigar novos produtos e aplicações do tijolo na construção, podendo utilizar os tijolos burro tradicionais ou os BTC – Blocos de Terra Comprimida.
A residência tem a duração de 4 semanas, preferencialmente entre 4 e 30 de Setembro ou com um segundo momento em Novembro, em caso de necessidade.
O projeto será apresentado publicamente no final da residência, em local a definir em Montemor-o-Novo.

Ver artigo original

ART NOUVEAU AS A NEW EUTOPIA: RESIDÊNCIAS 2024–2025

Através do projeto europeu "Art Nouveau as a New EUtopia" (Nova EUtopia), a Réseau Art Nouveau Network (RANN) e os seus parceiros convidam artistas contemporâneos de todas as disciplinas (artistas visuais, escritores, músicos, coreógrafos, etc.) a reinterpretar Obras...

PORTUGUESE EMERGING ART (PEA) 2024

Estão abertas as candidaturas para participar do livro Portuguese Emerging Art (PEA), edição 2024, organizado pela EMERGE - Associação Cultural. O Portuguese Emerging Art é uma publicação anual que tem como intuito a promoção do trabalho de artistas portugueses ou...