O projecto CONTESTED DESIRES: Constructive Dialogues (CDCD), financiado pela Europa Criativa, está a aceitar candidaturas de artistas visuais apaixonados por desvendar legados coloniais e que residam na Tunísia, Gana, Hungria, Chile, Portugal, Itália, Chipre, Espanha, Holanda ou Reino Unido.
O CDCD é um programa de artes e patrimônio de 3 anos que oferece uma oportunidade internacional única para participar num programa financiado de residências, exposições e intercâmbio de conhecimentos de 3 anos. O CDCD pretende desafiar o impacto desestabilizador e divisivo dos atuais cenários políticos da Europa e de outros lugares, onde a resposta às complexidades, diversidade e expansão das comunidades continua a ser confrontada com o medo, a discriminação e a exclusão.
O CDCD pretende envolver artistas contemporâneos para considerar o legado problemático do colonialismo europeu mantido em coleções de museus e representado em locais históricos e espaços públicos. Esses espaços fornecerão ricos pontos de partida para pesquisa e interação artística.
Os artistas elegíveis devem ter uma prática de artes visuais participativa e socialmente engajada, incluindo mas não limitada ao desenho, gravura, fotografia, filme, digital, som, instalação ou performance.
O CDCD selecionará 22 artistas nos seus países parceiros e cada artista participará de atividades de setembro de 2024 a novembro de 2026.
As atividades incluem:
- Uma residência internacional de um mês, terminando com uma apresentação do trabalho em progresso. Esta será uma residência conjunta com outro artista do CDCD de um dos países parceiros.
- Uma residência de grupo de duas semanas num país diferente com 2 a 4 artistas do CDCD, onde as obras de arte serão adaptadas ao contexto local, concluindo com uma exposição maior de obras de arte e um seminário.
- Uma residência de grupo de duas semanas com todos os 22 artistas do CDCD para adaptar obras de arte a um ambiente específico de um local num contexto rural cipriota, seguida de uma apresentação final de obras de arte no Festival Xarkis, Chipre.
- Dois workshops internacionais de intercâmbio de conhecimento. Os artistas participarão de 2 dos 4 workshops explorando os temas de práticas participativas, meio ambiente, género e inclusão social em relação com o CDCD.
- Apoio no desenvolvimento de uma apresentação digital para uma exposição online.
- Reuniões de avaliação e produção (conforme necessário).
Será fornecida uma dotação de artista (5.800–9.050 EUR, dependendo da localização), bem como viagens, alojamento, ajudas de custo diárias para subsistência e materiais de produção.
Prazo: 7 de maio de 2024