OPEN CALL | BOLSA «AGORA O FOLK!»

5 de Junho, 2024

De 3 a 17 de junho de 2024, músicos que estejam a criar e/ou fazer arranjos de repertório musical associado à dança, podem candidatar-se a esta bolsa de apoio à edição!

A Bolsa “Agora o Folk!” pretende apoiar a edição de criações ou arranjos de repertório musical associado à dança, criando esta oportunidade no panorama atual do folk para dançar.

Como entidade que dedica tempo à investigação de repertório musical associado à dança, a PédeXumbo tem o conhecimento de um vasto espólio que poderá ser explorado musicalmente por músicos que estão dedicados a compor e a fazer arranjos para dançar, exemplo disso é o projeto Não És Tu Sou Eu, que desafiado pela PédeXumbo criou um baile dedicado ao repertório português.

Neste sentido, é pertinente apoiar anualmente músicos e projetos nacionais que estejam disponíveis a criar e/ou fazer arranjos destes repertórios, e que o seu trabalho seja editado e disponibilizado em diferentes formatos (cd e em plataformas online). A edição musical ainda é uma forma de divulgação e promoção de projetos e poderá, desta forma, ser o veículo de projeção destes músicos e do movimento folk em Portugal.

Em 2024, este apoio pecuniário é realizado em formato de Call. Um dos requisitos para se ter acesso a esta Bolsa é que os projetos candidatos tenham uma ou mais faixas dedicadas ao repertório tradicional português para dançar.

PERÍODO DE CANDIDATURA: 3 a 17 de junho de 2024
COMUNICAÇÃO DE RESULTADOS: julho de 2024

Ver ⇒ REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO

NOTA: Não serão avaliadas candidaturas que não cheguem através do Formulário Online ou que cheguem depois do dia 17 de junho de 2024.

Ver artigo original

LABORATÓRIO INTERNACIONAL DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA LINHA DE FUGA 2024

Dedicado ao tema “Enfrentar Medos”, a quarta edição do Laboratório Internacional de Criação que promove o encontro entre criadores, artistas e pensadores de diferentes países, num campo de experimentação, aprendizagem e partilha de conhecimento coletivo. Realiza-se em...

PASS | OPEN CALL INTERNACIONAL PARA COMPOSITORES

Decorre até 20 de junho de 2024 o prazo de candidaturas à open call internacional do projeto PASS – Promoting Accessible Shows / Promoção de espetáculos que valorizem a acessibilidade. O projeto, coordenado pela Fondazione Arturo Toscanini (Italy) e incluindo como...

IBERMÚSICAS ABRE CONVOCATÓRIAS 2024

Dinamizar e fortalecer o setor musical através de políticas públicas de apoio, incentivar a criação musical em todas as suas formas, sem distinções de estilos, géneros e tradições, promover a profissionalização, acessibilidade e inclusão e, acima de tudo, democratizar...