Nova call Culture Moves Europe para residências artísticas

23 de Março, 2023

Culture Moves Europe, o novo mecanismo europeu de apoio à mobilidade cultural e artística, abriu uma nova call para residências destinada às instituições e organizações que queiram acolher artistas e profissionais da cultura internacionais para um projecto de residência artística. Haverá, entre 2023 e 2025, quatro convocatórias nesta linha de acção.

Serão apoiadas cerca de 1000 residências artísticas nas seguintes áreas:

  • Arquitetura
  • Artes performativas
  • Artes visuais
  • Design e design de moda
  • Música
  • Património Cultural
  • Tradução literária

O prazo para candidaturas à primeira convocatória termina a 15 de Junho de 2023. Cada projecto pode acolher entre 1 e 5 artistas/profissionais culturais, que devem participar nas residências nas mesmas datas e com a mesma duração. As residências podem durar entre 22 e 300 dias, segundo os seguintes critérios:

  • Projecto de residência de curta duração: entre 22 e 60 dias
  • Projecto de residência de média duração: entre 61 e 120 dias
  • Projecto de residência de longa duração: entre 121 e 300 dias

A bolsa da call contribui para os custos associados ao acolhimento dos artistas/profissionais culturais e à sua mobilidade. Para além de apoio financeiro para as despesas de viagem e de estadia dos participantes, os anfitriões das residências recebem também uma contribuição para os custos de gestão do projeto.

processo de candidatura para a call consiste em duas fases:

  • Fase 1: candidatura e selecção de hosts de residência
  • Fase 2: selecção e confirmação dos artistas/profissionais que participam das residências

Os projectos seleccionados devem ser realizados e concluídos no prazo de 1 ano a partir da assinatura do contrato de concessão. Só será permitido uma inscrição por convocatória, embora seja possível concorrer com mais projectos na mesma convocatória, desde que sejam para um projecto distinto e com diferentes artistas e profissionais culturais.

Para concorrer a call, o projecto deve conter uma proposta que inclua os objectivos, impacto esperado e duração da residência. Os interessados devem ser uma espécie de mentores, fornecendo o apoio e o equipamento necessário para a plenitude da conclusão da residência por parte dos artistas/profissionais culturais, que devem focar a sua estadia nos seus projectos individuais ou colectivos.

Os projectos deve ter em mente um ou dois dos seguintes objectivos:

  • Explorar
    Realizar pesquisas, investigar e trabalhar sobre um tema específico ou um novo conceito
  • Criar
    Envolver-se num processo criativo colectivo visando a produção de uma nova obra artística/cultural
  • Aprender
    Aumentar as competências dos participantes através da aprendizagem não formal ou através da colaboração com um especialista
  • Conectar
    Desenvolver uma rede para fortalecer o desenvolvimento profissional dos participantes
  • Transformar
    Permitir a mudança social conforme os valores e princípios da Novo Bauhaus Europeu

Assim sendo, o Culture Moves Europe conta agora com duas ações:

  • Linha de acção para Mobilidade Individual, que apoia a mobilidade de artistas e profissionais da cultura. A primeira fase de candidaturas decorre desde 10 de Outubro 2022 e termina a 31 de Maio 2023
  • Linha de acção para Residências, a decorrer desde hoje, 15 de Março, até o dia 15 de Junho de 2023

De referir que o Culture Moves Europe é financiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia e implementado pelo Goethe-Institut. Com um orçamento de 21 milhões de euros, está aberto a artistas, profissionais da cultura e organizações nos 40 países da Europa Criativa: os 27 estados-membros da UE, incluindo os seus países e territórios ultramarinos e regiões ultraperiféricas, bem como 13 países na vizinhança da União Europeia.

O Centro de Informação Europa Criativa organizou a 8 de Fevereiro uma sessão informativa sobre o Culture Moves Europe que pode ser vista abaixo. Muito em breve anunciaremos novas sessões, quer em formato on-line, quer presencial.

Para o esclarecimento de dúvidas:
* O Culture Moves Europe actualiza regularmente as FAQ´s aqui
* O Culture Moves Europe organiza frequentemente sessões de perguntas e respostas para resolver as dúvidas dos candidatos. Clique aqui para o link de registo
* Contactar através do email: culturemoveseurope@goethe.de

Ver artigo original

AEROWAVES: CALL PARA ARTISTAS DE DANÇA PARA O AEROWAVES TWENTY25

Todos os anos, a rede Aerowaves seleciona 20 dos coreógrafos emergentes mais promissores da Europa. A Aerowaves promove o seu trabalho durante um ano, criando oportunidades de atuação com os seus parceiros. Os coreógrafos inscrevem-se no programa com um trabalho curto...