A Malvada Associação Artística abre inscrições para a MASTERCLASS DE ESCRITA, com o poeta e dramaturgo André Tecedeiro, no âmbito do projeto SONHO. A masterclass realiza-se a 22 de Maio (quarta-feira), das 19h às 21h30, na Bota Rasa, sita na Praça do Giraldo, nº 88, em Évora. No projeto cénico de carácter transdisciplinar SONHO, com criação de Ana Luena & José Miguel Soares, explora-se o sonho nas suas várias dimensões – das revelações, dos medos e memórias, à criação de um universo fantasiado, multifacetado e surreal. O espetáculo SONHO integra um grupo de pessoas com deficiência mental e incapacidades como intérpretes em cocriação com uma equipa de profissionais, numa coprodução com a APPACDM-Évora. Durante a residência de escrita ILHA SONHO em Évora, realiza-se a masterclass participativa orientada pelo escritor. Os textos produzidos pelos participantes servem de inspiração ao processo criativo e à dramaturgia.
SOBRE A MASTERCLASS DE ESCRITA
Os sonhos alimentam desde sempre a criatividade dos seres humanos, libertando-os da racionalidade, das normas e das convenções sociais. Na literatura, o sonho está presente de muitas formas. Mary Shelley escreveu “Frankenstein” depois de sonhar com um homem de estatura gigantesca e rosto pálido, quase sem feições. Em “Cem Anos de Solidão”, Gabriel Garcia Marquez misturou a realidade da América Latina com elementos oníricos e mágicos. Na Odisseia, Ulisses é guiado por visões e profecias.
O surrealismo e o dadaísmo, movimentos artísticos do início do século XX, introduziram técnicas inovadoras que permitiam explorar o poder do subconsciente e do irracional, tanto na arte como na literatura. Nesta masterclass orientada por André Tecedeiro, irão ser exploradas algumas dessas técnicas.
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Bota Rasa, Évora
Praça do Giraldo, nº 88, em Évora 22 MAI 2024, 19h
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
https://malvada.art/2024/05/09/inscricoes-abertas-masterclass-de-escrita-ilha-sonho/
Mais informações:
maa.comunicacao@gmail.com
+351 928142697
M/16
Fotografia: © Filipe Ferreira