LABORATÓRIO INTERNACIONAL DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA LINHA DE FUGA 2024

12 de Junho, 2024

Dedicado ao tema “Enfrentar Medos”, a quarta edição do Laboratório Internacional de Criação que promove o encontro entre criadores, artistas e pensadores de diferentes países, num campo de experimentação, aprendizagem e partilha de conhecimento coletivo. Realiza-se em Coimbra, entre 1 e 24 de novembro de 2024. A convocatória internacional para selecionar os 10 participantes do Laboratório estará aberta até 30 de Junho e os resultados serão anunciados dia 18 de julho.

Durante três semanas, os participantes terão acesso a espaços de trabalho, a olhares críticos que acompanham o laboratório (Gustavo Ciríaco) e a workshops de práticas artísticas que se desenvolvem com inspiração no tema desta edição. Paloma Calle (ES) e Gustavo Ciríaco (BR/PT) são os artistas convidados a coordenar oficinas de práticas artísticas

A convocatória está aberta a profissionais das artes e documentadores que devem apresentar-se com um trabalho em processo, que considere o tema em discussão. Os participantes vão ser selecionados por um júri constituído pela curadora do festival, Catarina Saraiva e os artistas Gustavo Ciríaco e Michela Depetris (IT).

Paralelamente, decorre o Festival Internacional com uma programação de espetáculos, exposições, encontros e conversas aos quais os artistas participantes podem assistir gratuitamente e onde poderão propor apresentações dos seus processos em trabalho.

Perfil dos Proponentes 

O Laboratório é direcionado a profissionais das artes com um percurso mínimo de criação de duas peças e sem limite de idade. Procuramos artistas que queiram iniciar, desenvolver, expor os seus processos e interagir com a crítica aos seus trabalhos, tanto pelos seus pares como por parte do público. Existem ainda nesta convocatória, um a dois lugares para documentadores/arquivistas cujo papel será o de acompanhar todo o Laboratório e as suas práticas a partir de uma perspetiva subjetiva e crítica, com a intenção de devolver à sociedade a sua visão sobre o que significa documentar o efémero e as práticas de transmissão de conhecimento desenvolvidas neste âmbito artístico.

O Laboratório Internacional de Criação é uma iniciativa de Linha de Fuga – Associação Cultural, com financiamento da Direção Geral das Artes, programa Iberescena e Município de Coimbra, em parceria com (e a decorrer em) vários espaços e organizações de Coimbra.

_
Ficha artística e técnica:
Curadoria: Catarina Saraiva
Acompanhamento Crítico Processos Laboratório: Gustavo Ciríaco (BR/PT)
Júri da convocatória: Catarina Saraiva, Gustavo Ciríaco (BR/PT) e Michela Depetris (IT)
Artistas convidados do laboratório: Gustavo Ciríaco (BR/PT) e Paloma Calle (ES)
Produção: Marta Rodrigues
Design: So Dias

_
Informações Práticas
Data limite de candidatura:
30 de Junho de 2024

Informação sobre seleção de candidates:
18 de Julho de 2024

Como se candidatar:
Os interessados devem preencher o formulário disponível aqui

Condições de candidatura:
As bases da candidatura (disponíveis aqui) devem ser lidas antes de preenchimento do formulário.

Inscrição para os selecionados:
300€ (inclui acesso a todos os espetáculos do festival e a uma refeição por dia durante todo o período do Laboratório).

Bolsas:
Linha de Fuga tem a possibilidade de oferecer algumas bolsas aos candidatos selecionados, quando a situação seja bem justificada. No formulário de candidatura devem ser apresentadas as razões da necessidade da bolsa.

_
Informações sobre bilheteira:

Os selecionados deverão pagar uma inscrição de 300€ que dará direito a uma refeição por dia durante todo o período do laboratório.

Linha de Fuga tem bolsas disponíveis quando devidamente justificadas.

Mais informações: info@linhadefuga.pt

Classificação etária: M/18 sem limite de idade

_
Acessibilidade (do espaço ou da oferta artística):
Laboratório acessível a todas as pessoas.

_
Link para site:
www.linhadefuga.pt

Ver artigo original

PARTIS & ART FOR CHANGE (CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 12/09)

A Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação “la Caixa” lançam a terceira edição da iniciativa “PARTIS & Art for Change” que distingue projetos de transformação social pela prática artística (artes visuais, performativas ou audiovisuais), através do apoio a...