A Saari Residence em Mynämäki, no sudoeste da Finlândia, está com uma convocatória aberta para o Programa de Residência 2025 para artistas e grupos profissionais.
Localizada num ambiente rural cultural e historicamente significativo, a Saari Residence oferece um ambiente de trabalho inspirador que apoia o desenvolvimento artístico e a criatividade. Os participantes da residência são incentivados a aprofundar o seu trabalho artístico e a desenvolver potenciais novas direções para o mesmo, lado a lado com os outros residentes. A Saari Residence também oferece uma plataforma única para artistas se conhecerem e compartilharem suas ideias.
As residências destinam-se a artistas profissionais individuais, ficcionistas, poetas, romancistas, tradutores, curadores e críticos, e coletivos artísticos (o tamanho mínimo do grupo é de 3 pessoas) de todas as disciplinas e de todas as nacionalidades. Acolhem artistas em todas as fases da sua vida profissional. É dada prioridade a temas e campos de arte multidisciplinares, novos ou não convencionais. Artistas com famílias e parceiros também podem se inscrever.
Os períodos de residência individual de dois meses são:
- Janeiro a fevereiro de 2025;
- Março a abril de 2025;
- Setembro a outubro de 2025;
- Novembro a dezembro de 2025.
As residências de grupo com duração de 2 a 4 semanas decorrem durante os meses de junho, julho e agosto de 2025.
A residência individual inclui um apartamento, um espaço de trabalho e uma bolsa mensal de acordo com a experiência do artista:
- 2.700 EUR/mês (início de carreira);
- 3.200 EUR/mês (meio de carreira, mínimo de 10 anos de trabalho artístico);
- 3.800 EUR/mês (experiente, mínimo 20 anos de trabalho artístico).
Os residentes podem candidatar-se a apoios para viagens ecológicas. Se a viagem durar mais de uma semana no total, é possível solicitar também uma bolsa de trabalho para a viagem.
Artistas vindos do Sul Global podem solicitar apoio para voos e taxas de vistos (processamento e possíveis viagens). O Sul Global refere-se a África, América Latina, Caraíbas, Médio Oriente e Ásia (excluindo Coreia, Hong Kong, Japão, Taiwan e Singapura).
Prazo: 27 de março de 2024