Kone Foundation: Saari Residence 2025 (Finlândia)

5 de Março, 2024

A Saari Residence em Mynämäki, no sudoeste da Finlândia, está com uma convocatória aberta para o Programa de Residência 2025 para artistas e grupos profissionais.

Localizada num ambiente rural cultural e historicamente significativo, a Saari Residence oferece um ambiente de trabalho inspirador que apoia o desenvolvimento artístico e a criatividade. Os participantes da residência são incentivados a aprofundar o seu trabalho artístico e a desenvolver potenciais novas direções para o mesmo, lado a lado com os outros residentes. A Saari Residence também oferece uma plataforma única para artistas se conhecerem e compartilharem suas ideias.

As residências destinam-se a artistas profissionais individuais, ficcionistas, poetas, romancistas, tradutores, curadores e críticos, e coletivos artísticos (o tamanho mínimo do grupo é de 3 pessoas) de todas as disciplinas e de todas as nacionalidades. Acolhem artistas em todas as fases da sua vida profissional. É dada prioridade a temas e campos de arte multidisciplinares, novos ou não convencionais. Artistas com famílias e parceiros também podem se inscrever.

Os períodos de residência individual de dois meses são:

  • Janeiro a fevereiro de 2025;
  • Março a abril de 2025;
  • Setembro a outubro de 2025;
  • Novembro a dezembro de 2025.

As residências de grupo com duração de 2 a 4 semanas decorrem durante os meses de junho, julho e agosto de 2025.

A residência individual inclui um apartamento, um espaço de trabalho e uma bolsa mensal de acordo com a experiência do artista:

  • 2.700 EUR/mês (início de carreira);
  • 3.200 EUR/mês (meio de carreira, mínimo de 10 anos de trabalho artístico);
  • 3.800 EUR/mês (experiente, mínimo 20 anos de trabalho artístico).

Os residentes podem candidatar-se a apoios para viagens ecológicas. Se a viagem durar mais de uma semana no total, é possível solicitar também uma bolsa de trabalho para a viagem.

Artistas vindos do Sul Global podem solicitar apoio para voos e taxas de vistos (processamento e possíveis viagens). O Sul Global refere-se a África, América Latina, Caraíbas, Médio Oriente e Ásia (excluindo Coreia, Hong Kong, Japão, Taiwan e Singapura).

Prazo: 27 de março de 2024

Mais informações e candidatura.

Ver artigo original

RESIDÊNCIA LITERÁRIA AIR LITTERATUR VÄSTRA GÖTALAND 2024

A Administração Cultural da região de Västra Götaland está a aceitar inscrições de indivíduos envolvidos em produção literária para o seu programa de residência de um mês. Há um total de 15 bolsas de residência disponíveis para 2024, em 11 localidades da Região Västra...

OPEN CALL PARA COMPOSITORES – KULLAAUGU FILM MUSIC RESIDENCY

A Kullaaugu Film Music Residency terá como objetivo a criação de uma peça musical finalizada para um curta-metragem, uma animação ou um spot publicitário, em cooperação com os representantes dos projetos audiovisuais escolhidos. Para que ambos os lados fiquem...

RESIDÊNCIAS DE ARTE E TECNOLOGIA – SUMMER SESSIONS 2024

As Summer Sessions são residências internacionais de arte e tecnologia de curta duração para artistas e designers emergentes. Uma rede de organizações culturais em todo o mundo patrocina e hospeda as residências. Em todos os verões, o programa oferece apoio a artistas...