Masterclass de Canto inscrições a decorrer | 25, 26 e 27 de março

Musica

Detalhes

Convento dos Remédios, Av. de S. Sebastião

Masterclass de Canto inscrições a decorrer | 25, 26 e 27 de março

A “Eborae Mvsica”- Associação Musical de Évora informa que nos dias 25, 26 e 27 de março, se realiza a Masterclass de Canto, orientada por Sandra Medeiros, no Convento dos Remédios, Av. de S. Sebastião, em Évora. A masterclass terá Francisco Sassetti como pianista acompanhador. No dia 27 de março, às 21h00, haverá Recital de Canto e Piano pelos alunos da masterclass.

Esta masterclass tem como  destinatários cantores líricos (alunos do ensino secundário, do ensino superior e profissionais) nascidos antes de 2006. Cada participante terá duas sessões de 45 minutos distribuídas pelos dias 25 e 26 de março, e uma sessão de 30 minutos no dia 27 de março. É também possível assistir à masterclass como “Ouvinte” (sem limite de idade).

As inscrições são aceites por ordem de chegada, e devem ser realizadas até dia 11 de março. A inscrição deverá ser enviada para: EBORÆ MVSICA, Apartado 2126, 7001-901-Évora; por e-mail: eboraemusica@gmail.com; ou através do formulário online (pode aceder através do qr code nos cartazes, ou através do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/1aFiC9YdN99q-GtrAJ8peWa5kBwkgupj-JJGZ0gbyb_c/ ) .

Na inscrição devem indicar qual o repertório a interpretar, enviar cópias das peças musicais e enviar uma curta biografia. Cada participante deverá preparar entre 6 a 9 peças de entre o repertório geral de canto (Lied, Melodie, árias antigas, árias de ópera, etc.), das quais pelo menos duas devem ser canção em português.

O horário da masterclass será o seguinte (para 10 participantes):

  • Dias 25/03 (segunda-feira) e 26/03 (terça-feira): sessões de 45 minutos realizadas entre as 10h00 e as 19h45 (com pausa para almoço entre as 13h00 e as 15h00).
  • Dia 27/03 (quarta-feira): sessões de 30 minutos realizadas entre as 10h00 e as 17h00 (com pausa para almoço entre as 13h15 e as 15h00). Das 17h45 às 19h00 ensaio com os participantes da masterclass. Às 21h00 haverá Recital de Canto(apresentação dos alunos da masterclass);

Sandra Medeiros é licenciada em Canto pela ESML. tendo integrado a classe da professora Joana Silva. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e Centro Nacional de Cultura prosseguiu estudos de pós-graduação em canto com Julie Kennard e Clara Taylor na Royal Academy of Music (RAM) em Londres, onde se graduou com “Distinção”, obteve o Dip. RAM e o prémio Amanda von Lob memorial Prize.

Frequentou cursos de aperfeiçoamento com personalidades do meio musical erudito tais como Ileana Cotrubas, Teresa Berganza, Marimi del Pozo, Gundula Janowitz, Rudolf Knoll, Christiana Eda-Pierre, Liliana Bizineche, Jill Feldman, Paul Esswood, entre outras. Estudou canto com Lúcia Lemos, a nível particular.

Foi premiada em concursos nacionais e internacionais de canto dos quais se destaca o 2º Prémio no V Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão (Brasil) e o 1º Prémio nos concursos London Classical Music Competition (Inglaterra) e International Mozart Competition Vienna (Austria).

A sua atividade como solista distribui-se pela música antiga, oratório, lied, melodie, canção do séc.XX/XXI e ópera, tendo atuado sob a direção de maestros de renome internacional. É um dos membros fundadores do Ensemble D. João V e do Ensemble Affetti d’Amore.

Gravou para as rádios Portuguesa, Búlgara e Inglesa (BBC3), para as televisões Portuguesa, Espanhola e Brasileira, para as editoras Naxos, Hyperion entre outras.

A música contemporânea portuguesa tem tido um papel de destaque na sua carreira tendo feito a estreia absoluta de obras de compositores como João Madureira, Carlos Marecos, Carlos Caíres, Nuno Corte Real, Sérgio Azevedo, Luís Cardoso, Fernando Lobo, Rogério Medeiros, Hugo Ribeiro entre outros.

Desempenhou vários papéis em várias óperas. É convidada regular das temporadas dos principais teatros, salas de concerto e festivais de música portugueses. Tem-se apresentado, também, em importantes salas, teatros e festivais do Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Luxemburgo, Macau, Bulgária, Brasil, Uruguai e EUA.

Paralelamente à sua atividade artística, tem vindo a desenvolver atividade pedagógica. É regularmente convidada para realizar workshops sobre técnica e saúde vocal, masterclasses de canto e ser membro de júri de concursos de canto em Portugal. Presentemente integra o corpo docente da Escola do Conservatório Regional de Évora – Eborae Musica, como professora da classe de canto.

Francisco Sassetti concluiu o Curso Geral de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa na classe de piano de Dinora h Leitão, e a Escola Superior de Música de Lisboa, na classe da pianista Tânia Acho. Ingressou no College Conservatory of Music da Universidade de Cincinnatti (EUA) onde obteve, em 1995, o Mestrado em Piano Performance na classe de Eugene Pridonoff. Realizou ainda estudos com Olga Prats, Marie Antoinette Levécque de Freitas Branco, Franck Weinstock, Sequeira Costa, Dmitri Papemo e Olivier Jacquon.

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Cincinnatti. Foi ainda premiado no 1º Concurso da Juventude Musical Portuguesa (1988).

Iniciou a carreira de concertista no Teatro de S. Luíz em Lisboa, em 1988, e desde então tem-se apresentado a solo ou integrado em grupos de música de câmara por todo o país e ainda em Espanha, Alemanha, França, Bélgica, E.U.A. e Uruguai.

Nos últimos anos tem trabalhado com alguns dos melhores cantores nacionais.

Gravou, por diversas vezes, para a Antena 2, com a cantora alemã Ute Lemper para o filme francês “Aurelien” e ainda diversos cds dos quais destaca “Vamos Cantar os Clássicos” (2009), “A História de Babar e o Polegarzinho” (2011) com Catarina Molder, “A Doce Gotinha” (2012) de Emanuel Andrade e “Brumas” (2010) com a cantora Ângela Silva e o trompista Paulo Guerreiro.

Trabalhou com vários maestros de renome internacional. Na qualidade de músico – ator trabalhou com Paulo Matos, Paulo Lages e João de Melo Alvim. É atualmente pianista acompanhador na ESML.                       

Mais informações pelo telefone: 266 746 750; email: eboraemusica@gmail.com; em eboraemusica.pt ou através das nossas redes sociais.

Esta masterclass é organizada pela Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes, em coprodução com a Câmara Municipal de Évora, e apoio de Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana e A Defesa.

Adicionar ao calendário