A DGARTES associa-se este ano, pela primeira vez, à Rede Internacional de Residências PALOP, através de um acordo de cooperação internacional celebrado com a CulturArte (Moçambique), com o objetivo de assegurar a participação portuguesa neste programa.
A seleção do(a) artista participante será realizada através de um workshop-audição a decorrer em Lisboa, de 23 a 28 de setembro de 2024, coordenado por Panaibra Canda (CulturArte).
O(A) artista selecionado(a) juntar-se-á a 4 artistas provenientes de Moçambique, São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde, que ao longo de 5 semanas irão desenvolver trabalho colaborativo de criação nas residências artísticas programadas para Lisboa, Porto, Viseu e Guimarães. Paralelamente, serão promovidas mostras de resultados, conversas, workshops de danças dos países de proveniência dos(as) artistas convidados(as), formações nas áreas técnica, de produção e comunicação, e interações com artistas locais.
O programa, que decorre entre 23 de setembro e 30 de outubro, termina em Maputo com a apresentação pública do trabalho realizado ao longo das residências.
As candidaturas ao workshop-audição decorrem até dia 31 de julho, através do link https://estudiosvictorcordon.pt/events/open-call-rede-de-residencias-palop
A presença portuguesa nesta Rede de Residências pretende promover a circulação e criação conjunta entre artistas de países africanos de Língua Oficial Portuguesa e artistas de Portugal, e surge de uma iniciativa dos Estúdios Victor Córdon, em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, através do Centro Cultural Português em Maputo, com o Teatro Viriato (Viseu), a CRL-Central Elétrica/Circolando (Porto) e A Oficina/Centro Cultural Vila Flor (Guimarães).
As audições para artistas provenientes de Moçambique, São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde decorrem até 5 de agosto de 2024, através deste link.