CULTURE MOVES EUROPE: TERCEIRA CONVOCATÓRIA PARA RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

12 de Março, 2024

A terceira convocatória Residências Artísticas do programa Culture Moves Europe, destinada às instituições e organizações que queiram acolher artistas e profissionais da cultura internacionais para um projeto de residência artística, abre esta sexta-feira, 15 de Março de 2024 (prazo de submissão até o dia 15 de Maio de 2024).

No total, pretende-se apoiar residências artísticas nas seguintes áreas:

  • Arquitetura
  • Artes performativas
  • Artes visuais
  • Design e design de moda
  • Música
  • Património Cultural
  • Literatura

Recordamos que cada projeto pode acolher entre um e cinco artistas / profissionais culturais, que devem participar nas residências nas mesmas datas e com a mesma duração. As residências podem durar entre 22 e 300 dias, segundo os seguintes critérios:

  • Projeto de residência de curta duração: entre 22 e 60 dias
  • Projeto de residência de média duração: entre 61 e 120 dias
  • Projeto de residência de longa duração: entre 121 e 300 dias

A bolsa da convocatória contribui para os custos associados ao acolhimento dos artistas / profissionais culturais e à sua mobilidade. Para além de apoio financeiro para as despesas de viagem e de estadia dos participantes, os anfitriões das residências recebem também uma contribuição para os custos de gestão do projeto.

processo de candidatura consiste em duas fases:

  • Fase 1: candidatura e seleção de hosts de residência
  • Fase 2: seleção e confirmação dos artistas/profissionais que participam das residências

Os projetos selecionados devem ser realizados e concluídos no prazo de um ano a partir da assinatura do contrato de concessão. Só será permitido uma inscrição por convocatória, embora seja possível concorrer com mais projetos na mesma convocatória, desde que sejam para um projeto distinto e com diferentes artistas e profissionais culturais.

Para concorrer a call, o projeto deve conter uma proposta que inclua os objetivos, impacto esperado e duração da residência. Os interessados devem ser uma espécie de mentores, fornecendo o apoio e o equipamento necessário para a plenitude da conclusão da residência por parte dos artistas/profissionais culturais, que devem focar a sua estadia nos seus projetos individuais ou coletivos.

Os projetos devem ter em mente dois dos seguintes objetivos:

  • Explorar: Realizar pesquisas, investigar e trabalhar sobre um tema específico ou um novo conceito
  • Criar: Envolver-se num processo criativo coletivo visando a produção de uma nova obra artística/cultural
  • Aprender: Aumentar as competências dos participantes através da aprendizagem não formal ou através da colaboração com um especialista
  • Conectar: Desenvolver uma rede para fortalecer o desenvolvimento profissional dos participantes
  • Transformar: Permitir a mudança social conforme os valores e princípios da Novo Bauhaus Europeu

Entretanto, não se esqueça que a call Mobilidade Individual está aberta até 31 de Maio de 2024. Toda a informação pode ser consultada aqui.

Por último: no próximo dia 20 de Março, entre as 16h00 e 18h00, ocorrerá a sessão híbrida “Culture Moves Europe e Mobilidade Internacional”, uma sessão informativa presencial e online (em streaming via Zoom) dedicada à mobilidade mas com destaque para o programa Culture Moves Europe (mais informações aqui). Iniciativa do Goethe-Institut Portugal e do Centro de Informação Europa Criativa em colaboração com a Loja Lisboa Cultura – Pólo Cultural das Gaivotas, as inscrições para o evento, de entrada livre e que será realizado no auditório do Goethe-Institut Portugal (Campo dos Mártires da Pátria, 37), em Lisboa, podem ser efetuadas aqui.

Ver artigo original

RESIDÊNCIA LITERÁRIA AIR LITTERATUR VÄSTRA GÖTALAND 2024

A Administração Cultural da região de Västra Götaland está a aceitar inscrições de indivíduos envolvidos em produção literária para o seu programa de residência de um mês. Há um total de 15 bolsas de residência disponíveis para 2024, em 11 localidades da Região Västra...

OPEN CALL PARA COMPOSITORES – KULLAAUGU FILM MUSIC RESIDENCY

A Kullaaugu Film Music Residency terá como objetivo a criação de uma peça musical finalizada para um curta-metragem, uma animação ou um spot publicitário, em cooperação com os representantes dos projetos audiovisuais escolhidos. Para que ambos os lados fiquem...

RESIDÊNCIAS DE ARTE E TECNOLOGIA – SUMMER SESSIONS 2024

As Summer Sessions são residências internacionais de arte e tecnologia de curta duração para artistas e designers emergentes. Uma rede de organizações culturais em todo o mundo patrocina e hospeda as residências. Em todos os verões, o programa oferece apoio a artistas...