CULTURE MOVES EUROPE – APOIOS À MOBILIDADE

2 de Outubro, 2023

Hoje, o maior programa de mobilidade cultural da UE,  o Culture Moves Europe, abre uma nova chamada à mobilidade individual. Destina-se a artistas e profissionais da cultura com pelo menos 18 anos, residentes legais num dos 40 países do programa Europa Criativa e ativos nos seguintes setores: artes performativas, artes visuais, música, património cultural, arquitetura, design e design de moda e literatura. As inscrições estão abertas de hoje até 31 de maio de 2024.

O programa oferece bolsas de mobilidade que contribuem para os custos de viagem e subsistência, que podem ser complementadas com apoio financeiro adicional para promover uma participação mais diversificada de pessoas que enfrentam obstáculos à mobilidade internacional. É oferecido maior apoio financeiro aqueles que viajam de forma ecológica, são pais de crianças pequenas ou necessitam de visto. Os artistas com deficiência são particularmente incentivados a candidatar-se, uma vez que a Culture Moves Europe lhes oferece apoio especial para cobrir custos adicionais que possam surgir da deficiência, permitindo-lhes participar em projetos além-fronteiras.

A Comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Iliana Ivanova, afirmou: «A Cultura Move a Europa apoia a mobilidade de todos os artistas, incluindo os que têm deficiência, ajudando-os a superar os obstáculos à internacionalização das suas carreiras. Isso contribui para a abertura da estética e a diversidade da paisagem cultural. Culture Moves Europe tem um papel a desempenhar como motor de uma mudança cultural.»

Desde o seu lançamento, há um ano, o Culture Moves Europe já apoiou mais de 1.800 bolseiros que optaram por colaborar com os seus parceiros internacionais noutro país da Europa Criativa, desde a Noruega à Tunísia e de Portugal à Arménia, para implementar os seus projetos culturais. Os candidatos que não foram selecionados na primeira rodada de convocatórias poderão se inscrever novamente.

Mais informações podem ser encontradas aqui.