CULTURE ACTION EUROPE: OPEN CALL PARA CHANGEMAKERS (BÉLGICA)

19 de Setembro, 2023

As eleições parlamentares europeias de 2019 marcaram um ponto de viragem com um aumento notável na participação eleitoral – o mais elevado em 25 anos. No entanto, para colmatar o fosso geracional no envolvimento político, ‘Pop the Vote! Culture on the Ballot’ está a preparar-se para uma iniciativa eletrizante que antecede as eleições de 2024.

Liderado pela Culture Action Europe e cofinanciado pelo Parlamento Europeu, este projeto apela a jovens artistas e estudantes artistas, com idades entre os 18 e os 30 anos, para serem Agentes de Mudança – Changemankers – nas suas comunidades. No início de 2024, os Changemakers selecionados mobilizarão os cidadãos, especialmente os grupos sub-representados, utilizando a arte e a cultura como ferramentas para aumentar a participação política.

52 Changemakers de 14 países da UE serão selecionados para participar no Changemakers’ Playground Camp, um programa de formação de uma semana realizado na Bélgica, de 10 a 16 de fevereiro de 2024. O programa incluirá uma formação imersiva sobre artivismo, campanhas e utilização de recursos artísticos como linguagem política. Também durante o evento, os Changemakers passarão um dia em Bruxelas aprendendo em primeira mão sobre a União Europeia, as suas instituições e as eleições para o Parlamento Europeu. No final do Playground Camp na Bélgica, os Changemakers terão elaborado um plano para realizar dois eventos em seus respetivos países. Estes eventos de envolvimento, que atingirão um total mínimo de 100 cidadãos, utilizarão as artes e o artivismo como metodologia para desencadear o envolvimento dos cidadãos antes das eleições para o PE em junho de 2024.

Esta call procura Changemakers: artistas, estudantes artistas e/ou trabalhadores culturais com idades entre 18 e 30 anos. Os agentes de mudança são pessoas que desejam aprofundar as suas práticas artísticas e de ativismo, explorando formas inovadoras de envolvimento comunitário, utilizando a linguagem das artes e da cultura para a mudança política.

Os Changemakers selecionados receberão o seguinte:

  • Um curso de formação de 7 dias realizado na Bélgica
  • Viagem de ida e volta entre o país de origem e a Bélgica.
  • 6 noites de alojamento.
  • Pequeno-almoço, almoço e jantar durante 7 dias.
  • Cada Changemaker será contratado como voluntário da Culture Action Europe (de fevereiro a junho de 2023) e receberá 1.197 EUR no total para apoiar a execução dos seus eventos de envolvimento.

Os candidatos devem residir num dos seguintes países participantes: Bulgária, Croácia, Chipre, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Eslovénia, Espanha e Suécia.

(Observação: não é necessário ser cidadão de nenhum dos países do Pop the Vote!, mas tem que ser residente num deles.)

Prazo: 15 de outubro de 2023

Mais informação aqui.

Ver artigo original

AEROWAVES: CALL PARA ARTISTAS DE DANÇA PARA O AEROWAVES TWENTY25

Todos os anos, a rede Aerowaves seleciona 20 dos coreógrafos emergentes mais promissores da Europa. A Aerowaves promove o seu trabalho durante um ano, criando oportunidades de atuação com os seus parceiros. Os coreógrafos inscrevem-se no programa com um trabalho curto...