A fundação Daniel et Nina Carasso e a Cité internationale des arts convidam artistas baseados na Europa para o programa de residência multidisciplinar In situ, que pretende ser um tempo e um espaço para encontros, trabalho coletivo e pesquisa individual, no coração do centro de residência artística Cité Internationale des Arts, mas também um espaço de produção de conhecimento e de trabalho temático em torno das condições de existência. O período de residência é de 3 de outubro de 2024 a 27 de março de 2025 e o foco do programa é proposto por María Inés Rodríguez, diretora da Tropical Papers.
A residência reúne 10 artistas das áreas de artes visuais e performance, música e pesquisa sonora, artes cênicas, design, escrita, arquitetura e urbanismo, curadoria e crítica de arte, por um período de seis meses, em Paris, no site Marais da Cité Internationale des Arts. O programa centra-se numa abordagem individual e coletiva das condições ecológicas de existência que têm em conta a realidade de um mundo em mudança e inventam, exploram e experimentam possíveis modos de ação.
Durante os seis meses de residência, o programa será pontuado por diversos formatos, incluindo sessões de trabalho coletivo, bem como sessões de trabalho focadas no acompanhamento da prática individual. Ao final da residência, os beneficiários e María Inés Rodríguez realizarão uma restituição pública na forma por eles escolhida.
A residência está aberta a candidatos de todas as nacionalidades residentes na União Europeia e com capacidade para se expressarem e fazerem intercâmbio em inglês. São aceites candidaturas de grupo (dupla, casal, coletivo) e resultarão na atribuição de um único estúdio presencial, de uma única bolsa mensal, de uma única bolsa de produção e do pagamento único de despesas de transporte.
O programa de residência inclui os seguintes apoios: apoio profissional, reuniões e oportunidades de networking, espaço de estúdio, uma bolsa mensal (1.000 EUR), uma bolsa de investigação e produção (2.000 EUR) e reembolso de despesas de transporte do local de residência até à Cité internacional das artes.
Prazo: 26 de maio de 2024