BOLSAS DE ARTE FUNDACIÓN BOTÍN

15 de Abril, 2024

Estão abertas até 3 de maio de 2024 as candidaturas às Bolsas de Arte (“Arts Grants”) da Fundação Botín. A Fundação atribui seis bolsas, destinadas a apoiar projetos artísticos, que podem consistir em formação (académica ou não), pesquisa (não académica) e produção.

Podem candidatar-se artistas de todas as nacionalidades, a título individual ou coletivo. As Bolsas de Arte destinam-se a apoiar a formação e o desenvolvimento de projetos pessoais e de investigação, que devem estar diretamente ligados à criação artística e não ao desenvolvimento de um estudo teórico.

As bolsas têm uma duração prevista de nove meses e uma dotação de 23.000 euros cada, além de seguro médico para beneficiários que necessitem de viajar para um país diferente do seu país de residência.

Além do apoio financeiro, o programa de bolsas apresentará as obras dos artistas escolhidos numa exposição coletiva no Centro Botín, Itinerarios, que este ano celebra a sua vigésima sétima edição. As obras serão apresentadas não só na galeria expositiva mas também noutros espaços ou formatos mais adequados à divulgação das pesquisas dos artistas, como pode ser o caso de performances, atividades participativas ou ciclos de vídeo, entre outros. A escolha da apresentação mais adequada será feita pelo Centro Botín em consulta com os artistas. Além disso, no final do período de subvenção, a Fundación Botín continua o seu compromisso com os artistas subvencionados, acompanhando de perto o seu progresso subsequente e, quando apropriado, adquirindo obras para inclusão na sua Coleção.

Os candidatos devem demonstrar que o projeto a que se candidatam não é financiado por outra instituição, a menos que seja claramente declarado que esses fundos são aplicados a um determinado aspeto do projeto e, como tal, não abrangido por esta bolsa.

Uma das seis bolsas será atribuída prioritariamente a um artista espanhol ou residente em Espanha desde há pelo menos cinco anos, com menos de 30 anos, que pretenda passar uma estadia no estrangeiro para prosseguir o seu trabalho ou estudos ou participar numa residência.

 

MAIS INFORMAÇÕES

https://fundacionbotin.org/en/

 

Ver artigo original

MAKERS UNITED: RESIDÊNCIA PARA CRIADORES EUROPEUS

A Makers United está a pedir aos criadores europeus que se candidatem a uma residência em junho de 2024 em Chemnitz e arredores, a Capital Europeia da Cultura 2025, na Saxónia, Alemanha. Os candidatos são obrigados a apresentar uma candidatura formal baseada numa...

OPEN CALL – CONTESTED DESIRES: CONSTRUCTIVE DIALOGUES

O projecto CONTESTED DESIRES: Constructive Dialogues (CDCD), financiado pela Europa Criativa, está a aceitar candidaturas de artistas visuais apaixonados por desvendar legados coloniais e que residam na Tunísia, Gana, Hungria, Chile, Portugal, Itália, Chipre, Espanha,...