ARTE PELA DEMOCRACIA É A NOVA LINHA DE APOIO ÀS ARTES, A PROPÓSITO DAS COMEMORAÇÕES DO 50º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

14 de Fevereiro, 2023

Projetos que promovam, através da arte, a celebração dos direitos alcançados pela Revolução de 25 de Abril de 1974 e contribuam para a manutenção dos seus propósitos, em prol da democracia, podem candidatar-se ao concurso de 2023 do Programa de Apoio em Parceria, Arte pela Democracia, implementado pela Direção-Geral das Artes na sequência do recente Acordo de Parceria celebrado com a Estrutura de Missão para as Comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 (EM25Abril).

Com uma dotação financeira de um milhão de euros e cinco patamares financeiros disponíveis (até aos 50 mil euros), o concurso irá apoiar projetos nas áreas de artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes de rua e cruzamento disciplinar, nos domínios artísticos da criação, programação, circulação nacional, ações estratégicas de mediação e edição, podendo contemplar também a reposição de projetos já apresentados publicamente. Os projetos serão executados maioritariamente no território nacional, até ao limite de 18 meses, entre 1 de abril de 2023 e 30 de setembro de 2024.

Podem candidatar-se pessoas coletivas de direito privado com sede em Portugal, pessoas singulares com domicílio fiscal em Portugal e grupos informais, desde que nomeiem como seu representante uma pessoa singular ou coletiva com domicílio ou sede fiscal em Portugal, que aqui exerçam a título predominante atividades profissionais numa ou mais das áreas artísticas referidas. É de referir que as entidades beneficiárias de apoio sustentado podem apresentar candidaturas.

Um dos principais objetivos do Acordo de Parceria é fomentar projetos que evoquem/celebrem a Revolução de 25 de Abril e promovam a reflexão crítica sobre os valores da democracia, cidadania e igualdade, nas vertentes de desenvolvimento humano, social, económico e cultural. Pretende-se, ainda, incentivar a participação (nesses projetos) da população mais jovem e promover a inclusão e pluralidade de intervenientes e espetadores, tanto na vertente física como nas vertentes social, intelectual e intercultural. O apoio a projetos que incorporem os objetivos de democratizar, descolonizar e desenvolver (traçados pelo Movimento das Forças Armadas para a Revolução de 25 de Abril) está, igualmente, entre os principais objetivos do Acordo, que pretende, ainda, fomentar a interação entre gerações através da partilha das memórias daqueles que viveram em ditadura.

Tendo em conta o contributo decisivo da arte em processos de reflexão sobre um regime democrático justo e igualitário na sociedade atual, a Direção-Geral das Artes sublinha a relevância deste Acordo de Parceria celebrado com a EM25Abril, estrutura que tem como missão promover e organizar as comemorações de âmbito nacional, em torno de valores como a paz, a democracia e o progresso, sob o signo da liberdade.

O Programa de Apoio em Parceria Arte pela Democracia decorrerá até 2026, prevendo-se a abertura de novos concursos, um em 2024 e outro em 2025.

Mais informações, incluindo o Acordo de Parceria e o Aviso de Abertura do concurso 2023, encontram-se disponíveis no Balcão Artes.

Fotografia: © Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril

Ver artigo original

RESIDÊNCIA LITERÁRIA AIR LITTERATUR VÄSTRA GÖTALAND 2024

A Administração Cultural da região de Västra Götaland está a aceitar inscrições de indivíduos envolvidos em produção literária para o seu programa de residência de um mês. Há um total de 15 bolsas de residência disponíveis para 2024, em 11 localidades da Região Västra...

OPEN CALL PARA COMPOSITORES – KULLAAUGU FILM MUSIC RESIDENCY

A Kullaaugu Film Music Residency terá como objetivo a criação de uma peça musical finalizada para um curta-metragem, uma animação ou um spot publicitário, em cooperação com os representantes dos projetos audiovisuais escolhidos. Para que ambos os lados fiquem...

RESIDÊNCIAS DE ARTE E TECNOLOGIA – SUMMER SESSIONS 2024

As Summer Sessions são residências internacionais de arte e tecnologia de curta duração para artistas e designers emergentes. Uma rede de organizações culturais em todo o mundo patrocina e hospeda as residências. Em todos os verões, o programa oferece apoio a artistas...