Através do projeto europeu “Art Nouveau as a New EUtopia” (Nova EUtopia), a Réseau Art Nouveau Network (RANN) e os seus parceiros convidam artistas contemporâneos de todas as disciplinas (artistas visuais, escritores, músicos, coreógrafos, etc.) a reinterpretar Obras Art Nouveau e sua ligação com a natureza através do prisma do passado e do presente.
Entre 2024 e 2025, cinco das cidades europeias parceiras da RANN irão criar seis residências artísticas: Aveiro em Portugal, Bruxelas (dois locais) e Mons na Bélgica, Nancy em França e Oradea na Roménia. Estas residências acontecem em locais emblemáticos da Art Nouveau, muitas vezes casas-museu. Consulte o edital para mais informações sobre cada casa e período de residência.
A obra que os artistas irão criar deverá estabelecer uma relação particular com a casa da residência e os seus desafios, incluindo o seu ambiente natural, como o seu jardim. A proposta também terá que levar em consideração o público/audiência como parte de uma dinâmica para desenvolver a conscientização pública.
O resultado da residência pode incluir uma intervenção, objeto, texto, vídeo, instalação, performance ou peça musical, todos podendo ser apresentados ao público. As intervenções in situ são viáveis desde que desenvolvidas em colaboração com os atuais proprietários de cada casa.
Os candidatos devem ser residentes num país da UE, num país não pertencente à UE participante na Europa Criativa, ou na Suíça, Reino Unido, Ucrânia ou países do Espaço Económico Europeu, com interesse/especialização no património Art Nouveau.
A residência oferece o seguinte:
- Residência numa casa Art Nouveau única entre 2024 e 2025.
- Um evento público.
- Uma remuneração de 3.500 euros (IVA incluído).
- Custos de produção cobertos por cada casa (dependendo dos recursos disponíveis).
- Alojamento no país da residência.
- Reembolso de despesas de deslocação à residência.
- Despesas de subsistência.
- Possibilidade de exposições, publicações, eventos culturais individuais ou coletivos ligados à residência – a considerar e confirmar caso a caso junto das autoridades da RANN.
Prazo: 31 de maio de 2024