Sociedade Antiga Filarmónica Montemorense Carlista

Dança, Música, Outra, Teatro

Contactos

scarlista@gmail.com

Descrição

A Sociedade Antiga Filarmónica Montemorense “Carlista” é oriunda de um grupo de filarmónicos que terá sido organizado na primeira metade do séc. XIX, por volta de 1830 sob a regência de Carlos Simões, do qual deriva a sua alcunha de “Carlista”.

A falta de estradas e transportes, o isolamento da (então) vila e as muitas festas nela realizadas, foram os factores preponderantes para que o referido grupo se organizasse.

Conhecido simplesmente pelo grupo do “Mestre Carlos”, foi progredindo, até que a 30 de Junho de 1861, vários elementos de posição social consideraram oportuno fazer do grupo uma Sociedade, ficando assim denominada “Sociedade Antiga Filarmónica Montemorense”.

A oficialização da Sociedade que arrasta consigo a tradição de antiga, proveniente da antiguidade do grupo filarmónico, entra na sua efectivação a 21 de Abril de 1862, que é a data da carta régia que aprova o seu primeiro estatuto.

A Sociedade Carlista é provavelmente a mais antiga associação cultural de Montemor-o-Novo e em 30 de Junho de 2018 completa 157 anos de existência, ao serviço da cultura, do recreio e do desporto montemorenses. Música, teatro, dança, damas, bilhar e cartas são algumas das actividades desenvolvidas dentro das suas 4 paredes.

Do seu seio saíram inúmeros músicos e actores que “pulverizaram” a cultura de Montemor-o-Novo por todo o concelho e pelo país fora.

Nos dias que correm, a Carlista tem como expoente máximo a sua Banda Filarmónica, composta por cerca de 45 elementos, e com uma escola de música frequentada aproximadamente por 40 alunos.
Em Março de 2006 e 2008, participou nos Concursos de Bandas do Ateneu Artístico Vilafranquense onde, no último ano, obteve o honroso 2º lugar.

Nos anos de 2010 e 2011, fez parte do espectáculo “As Lágrimas de Saladino”, do Coreógrafo Rui Horta, com várias actuações pelo país, nomeadamente no Centro Cultural de Belém, Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), Cine Teatro Curvo Semedo (Montemor-o-Novo), Teatro Virgínia (Torres Novas), Teatro Municipal de Portimão e Teatro Nacional de S. João (Porto).

É seu Maestro João Afonso Cerqueira, Chefe da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.

Em Junho de 2011, por ocasião dos 150.º aniversário, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo atribuiu à Sociedade Carlista a Medalha de Mérito Municipal, pela sua “Contribuição Notória para o Engrandecimento e Dignificação do Nome do Município”.

Em Outubro de 2012 a Sociedade Carlista foi agraciada com a Medalha da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, grau prata, pela sua perseverante e dedicada colaboração com a Ordem.

Em Setembro de 2015, apresentou um espectáculo memorável, denominado “DUnAS BANDAS”, no qual partilharam o palco principal da Feira da Luz/Expomor (Montemor-o-Novo) a Banda da Sociedade Carlista em formato de orquestra e o conhecido grupo rock GNR, deixando todos os presentes arrebatados pelos momentos musicais proporcionados.

Tipologia

Sociedade Recreativa e Cultural

Início de Atividade

1861

Representante

Pedro Barreiros
964283337

Localização

Praça da República, nº11
7050-149
Montemor-o-Novo
Sem eventos