Descrição
Crua é um projeto cultural independente nascido da vontade de trazer experimentação artística e pensamento crítico para o interior do Alentejo. Sediado no coração de Vila Viçosa, Crua pretende promover uma compreensão mais profunda das linguagens artísticas da atualidade em estreito diálogo com o seu entorno e públicos.
Fundado em 2022 pela artista e curadora Patrícia Corrêa depois de decidir procurar um espaço longe do frenesi das grandes cidades onde pudesse viver, trabalhar e compartilhar. Vila Viçosa foi o local escolhido pela sua localização e potencial cultural.
No espírito da significação feminina de cru, Crua pretende criar um espaço que nunca estará terminado e que sempre se quererá reinventar, contribuindo assim, para a reflexão entorno da interioridade socio-cultural e subsequente produção artística contemporânea, com a vocação de apoiar e desenvolver processos que reforcem o tecido artístico local bem como os seus públicos.
Consciente da sua interioridade Crua é um projeto em constante construção, adaptável, curioso e com vontade de fazer. Crua identifica-se como feminista, inclusivo e sem idade, com um programa que tem como objetivos a concepção e disseminação de práticas artísticas transdisciplinares que abordem questões relevantes para a contemporaneidade, escapando a lógica de compulsão produtiva e das restrições institucionais. Crua Cura propõe um programa curatorial de exposições com artistas internacionais e locais bem como, conversas e performances que potencializem o diálogo em torno da linguagem artística.
No futuro, Crua quer criar um programa de residências artísticas e um festival bianual de performance ampliando o intercâmbio entre os artistas e a comunidade calipolense.