CENDREV/ Teatro Garcia de Resende

Artes circenses, Cruzamentos disciplinares, Dança, Edição (Livros, jornais, revistas), Marionetas, Música, Teatro

Contactos

266703112
geral@cendrev.com

Sítio web

Descrição

O CENDREV é um projeto desenvolvido em torno da criação e difusão artística, da formação teatral e da gestão do Teatro Garcia de Resende.

A companhia estreou-se em 1975 com a apresentação da peça A Noite do 28 de Setembro de Richard Demarcy. O Centro Cultural de Évora, primeira designação do projeto, foi pioneiro no processo de descentralização cultural criado no país após a revolução democrática do 25 de Abril e deu um importante impulso ao desenvolvimento cultural da cidade e da região.

Para além da atividade de criação e difusão artística, o CENDREV tem acolhido centenas de espetáculos de teatro, de música e de dança produzidos por outras estruturas artísticas nacionais e estrangeiras, e a recente credenciação do Teatro Garcia de Resende na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) sob uma candidatura levada a cabo pelo Município de Évora e a aprovação da candidatura apresentada pelo CENDREV ao programa de apoios à programação da RTCP/DGArtes, veio permitir perspetivar, de forma sustentada, uma intensa e variada programação cultural que garanta o envolvimento de diferentes segmentos de públicos, como se pode constatar no primeiro ano da implementação deste novo quadro de programação no Teatro Garcia de Resende.

 

O CENDREV é também responsável pela recuperação do importante espólio de marionetas tradicionais do Alentejo, os Bonecos de Santo Aleixo, com os quais já realizou centenas de representações no país e no estrangeiro e organiza a BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora, cuja primeira edição se realizou em 1987.

Esta companhia tem sido um verdadeiro laboratório de onde têm saído profissionais que foram integrando outras estruturas profissionais no Alentejo e por todo o país. Esta prática continuada de trabalho tem implicado também a constituição de redes de contactos e parcerias com inúmeros criadores e instituições no plano nacional e internacional. Exemplos dessa prática é a criação do Circuito Ibérico de Artes Cénicas que envolve um conjunto de estruturas de criação artística de ambos os países com responsabilidades na gestão e programação de outras salas de espetáculo.

 

A dimensão cultural da cidade de Évora no plano nacional, a tradição de grande polo regional que lhe é atribuída e o seu peso na esfera das relações internacionais, nomeadamente a partir da classificação do seu Centro Histórico como Património da Humanidade – UNESCO, têm determinado também o percurso do CENDREV, que se define como um projeto da cidade voltado prioritariamente para a região e que, a partir daí, projeta a sua intervenção no país e no estrangeiro.

O CENDREV mais do que uma companhia de teatro é um verdadeiro centro de ação teatral onde se cruzam diversas áreas e componentes da vida do teatro e a sua prática sistemática e continuada configura uma clara vocação de serviço público.

Tipologia

Associação Cultural

Início de Atividade

1975

Representante

José Russo

Localização

Teatro Garcia de Resende, Praça Joaquim António de Aguiar
7000-510
Évora
Sem eventos