RESIDÊNCIA RURAL “SHEPERDS AND SPINDLES” PARA PESQUISA ARTÍSTICA (LITUÂNIA)

25 de Agosto, 2023

A Verpėjos (The Spinners) convida artistas interdisciplinares para uma residência artística de dois meses na aldeia de Kabeliai, na Lituânia, de 1 de julho a 29 de agosto de 2024.

O projeto de residência “Shepherds and Spindles” da Verpėjos convidará artistas interdisciplinares a trabalhar no seu próprio projeto de pesquisa artística proposto dentro da estrutura, condições e objetivos determinados: explorar e repensar os temas do estilo de vida rural tradicional e da conservação da natureza, para capacitar o discurso sobre os processos e mudanças tanto local como globalmente. Os dois artistas selecionados irão ficar e trabalhar numa herdade com casa de madeira tradicional, pátio, jardim e vários anexos, vivendo juntos durante dois meses e partilhando a responsabilidade de pastorear o rebanho de 50 ovelhas e incluir a fiação de lã na sua prática artística.

É oferecida aos artistas uma experiência rural autêntica e a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com a população local e os vizinhos: pequenos agricultores, naturalistas e artesãos, que terão todo o prazer em partilhar as suas competências e conhecimentos.

Os artistas serão encorajados a comungar não só com os aldeões, animais e plantas à sua volta, mas também entre si: a vida quotidiana e as rotinas dos dois artistas que vivem juntos exigirão novas formas de investigação artística e diálogos.

Os mentores – artistas profissionais da equipa da Verpėjos apoiarão os residentes com ligações à comunidade local, ajudarão no seu trabalho, no desenvolvimento do seu pensamento artístico e outras questões relacionadas com o trabalho, e organizarão eventos de palestras e workshops de artistas.

A residência da Verpėjos foi projetada para se focar no lento processo de pesquisa artística e no valor de longo prazo para os criadores e público participantes. No final da residência, não se espera que os artistas tenham concluído os seus projetos artísticos, mas sim que tenham adquirido experiências, comunidades e descobertas que os ajudarão no seu futuro trabalho criativo.

Cada participante receberá uma bolsa de 1500 euros e uma bolsa de viagem (para cobrir viagens de ida e volta para a residência, de 350 euros a 700 euros, dependendo da distância e do meio de transporte).

Podem candidatar-se artistas interdisciplinares que residam legalmente nos seguintes países: Países da Europa Criativa (incluindo os seus Países e Territórios Ultramarinos (PTU) e Regiões Ultraperiféricas (RUP) da União Europeia):

Albânia, Áustria, Arménia, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Kosovo, Letónia, Liechtenstein, Luxemburgo , Malta, Montenegro, Países Baixos, Macedónia do Norte, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Tunísia e Ucrânia.

Prazo: 20 de setembro de 2023

Mais informações e formulário de candidatura aqui.

Ver artigo original

RESIDÊNCIA LITERÁRIA AIR LITTERATUR VÄSTRA GÖTALAND 2024

A Administração Cultural da região de Västra Götaland está a aceitar inscrições de indivíduos envolvidos em produção literária para o seu programa de residência de um mês. Há um total de 15 bolsas de residência disponíveis para 2024, em 11 localidades da Região Västra...

OPEN CALL PARA COMPOSITORES – KULLAAUGU FILM MUSIC RESIDENCY

A Kullaaugu Film Music Residency terá como objetivo a criação de uma peça musical finalizada para um curta-metragem, uma animação ou um spot publicitário, em cooperação com os representantes dos projetos audiovisuais escolhidos. Para que ambos os lados fiquem...

RESIDÊNCIAS DE ARTE E TECNOLOGIA – SUMMER SESSIONS 2024

As Summer Sessions são residências internacionais de arte e tecnologia de curta duração para artistas e designers emergentes. Uma rede de organizações culturais em todo o mundo patrocina e hospeda as residências. Em todos os verões, o programa oferece apoio a artistas...